terça-feira, 19 de outubro de 2010

Comunicação é Fundamental!

Comunicação com deficientes no ambiente de trabalho não é uma regra ou obrigação, mas é fundamental para desempenhar melhor qualquer tarefa sendo ela individual ou em grupo.











Deixamos aqui alguns meios de se relacionar com eles:

Pessoas com deficiência física

É incomodo para um cadeirante ficar olhando para cima por muito tempo, portanto, ao conversar com um deficiente lembre-se de sentar para que fiquem com os olhos no mesmo nível.
Esteja atento para existência de barreiras arquitetônicas quando for escolher uma casa, restaurante ou qualquer outro local que queira visitar com uma pessoa com deficiência física.
Não se acanhe em usar termos como “andar” e “correr”. As pessoas com deficiência física empregam naturalmente essas mesmas palavras.
Quando encontrar uma pessoa com paralisia mental não se intimide, trate-a com naturalidade e respeite o seu ritmo, porque em geral essas pessoas são mais lentas, tenha paciência ao ouvi-la, pois a maioria tem dificuldade de falar.

Pessoas com deficiência Visual

É bom saber que nem sempre as pessoas com deficiência visual têm dificuldades. Se encontrar alguém que necessite de ajuda identifique-se, faça-a perceber que você esta falando com ela e ofereça auxilio. Nunca ajude sem perguntar o que fazê-lo.
Algumas pessoas, sem perceber, falam em voz alta, quando conversam com pessoas cegas. A não ser que ela tenha, também, uma deficiência auditiva que justifique isso, não faz nenhum sentido gritar. Fale em tom de voz normal.
No convívio social ou profissional não exclua das atividades normais, deixem que elas decidam como podem ou querem participar.

Pessoas com deficiência auditiva

Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam.
Ao falar com uma pessoa surda, acene para ela ou toque levemente seu braço para que ela volte sua atenção para você. Posicione-se de frente para ela, deixando a boca visível de forma que possibilite a leitura labial.
Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero.
Algumas pessoas surdas preferem a comunicação escrita, outras usam a língua e sinais e outras ainda têm códigos próprios. São métodos lentos, que necessitam de paciência e concentração. Você pode tentar perguntas cuja resposta seja sim ou não.

Pessoas com deficiência mental

Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a um deficiente mental.
Trate-o com respeito e consideração.
Não os ignore. Cumprimente e despeça-se normalmente, como faria com qualquer pessoa.
Não superproteja a pessoa com deficiência mental. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o q ela puder. Ajude apenas quando for necessário



Lembre-se: O respeito esta em primeiro lugar e só existe quando há troca de idéias, informações e vontades





Referência Bibliográfica
O que as empresas podem fazer pela inclusão das pessoas com deficiência/ coordenação Marta Gil. – São Paulo: Instituto Ethos, 2002.
Vários autores.
Bibliografia.
1. Deficientes- Emprego. 2. Empresas- Responsabilidade Social I. Gil, Marta.


 Sites
http://www.youtube.com/watch?v=YeQ3GBsMcBM
 

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