terça-feira, 19 de outubro de 2010

Entrevista realizada na organização Tegma Gestão Logística S/A, com a analista de RH Pleno, Sra. Adriana Mª C. F. Chrisostomo. A mesma trabalha com o recrutamento de pessoal inclusive com Deficientes. A entrevista nos remete a visão que a mesma possui dos prós, contras da Inclusão de deficientes no Mercado de trabalho.

Quais os benefícios para as empresas ao contratarem portadores de deficiência?

 Estimular a integração econômica e inserção no mercado de trabalho destes profissionais.
Aproveitar uma mão de obra que algumas vezes tem muito a contribuir na empresa.
Recuperar a auto estima destes profissionais.
Cumprir a cota estipulada pelo governo para o cumprimento da Lei.
Para os profissionais que já atuam na empresa, trabalha os preconceitos e as dificuldades em lidar com pessoas com deficiência ou com as deficiências das pessoas de maneira geral.

Quais os motivos mais relevantes das empresas não contratarem pessoas deficientes?

Dificuldade em adaptar a empresa para atender a demanda do portador de necessidades especiais.
Encontrar no mercado de trabalho portador de necessidades especiais que atendam as especificações técnicas do cargo oferecido, ou seja, a falta de qualificação dos portadores de necessidades especiais.


Porque algumas empresas preferem contratar um candidato sem experiência a um portador de deficiência?

Alguns profissionais deficientes físicos não param em emprego porque a oferta de trabalho é maior que a demanda destas pessoas.
Normalmente não se preocupam em qualificar-se, pois a oferta de emprego é grande e mesmo sem trabalho possuem ajuda de custo do governo.
Podem ter alguma limitação em relação a adaptação da cultura da empresa já que possuem algumas características pessoais e emocionais bem especificas.

Como é a acessibilidade das empresas paras as pessoas portadoras de deficiência?

È um grande problema para a maioria das empresas. Pois, precisam preparar-se psicologicamente e estruturalmente para adaptar as necessidades dos portadores da deficiência física, mental, motora e etc. A empresa precisa organizar o local de trabalho, o que gera custo; móveis, banheiro, refeitório, escadas, e outros.



O que as empresas pensam e como agem com os deficientes que usam sua deficiência como benefício?

Isso é uma questão psicológica deles e a empresa precisa estar preparada até para de adequar a isso.





Os PNE’s no mercado de trabalho hoje estão qualificados?

Em sua maioria não. Eles não precisam se preocupar em qualificar-se, pois conseguem facilmente uma vaga de emprego, diferente dos demais profissionais/candidatos.
E outra questão é que as próprias escolas e demais instituições de ensino não estão preparada para receber este público e formá-los. A maioria dos PNE’s não possui o 2° grau completo, o que dificulta mais sua inserção no mercado de trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário